Home / 2018 / AMD lança a Instinct MI60, a primeira GPU 7nm e compatível com PCI Express 4.0

AMD lança a Instinct MI60, a primeira GPU 7nm e compatível com PCI Express 4.0

AMD lança a Instinct MI60, a primeira GPU 7nm e compatível com PCI Express 4.0-02

Além dos primeiros processadores baseados na litografia de 7 nanômetros, a AMD também fez a introdução da primeira placa de vídeo baseada nessa litografia. Assim como nos processadores, reduzir a litografia trouxe benefícios de dobrar a densidade, reduzir pela metade o consumo de energia ou ganhos de desempenho de 25% mantendo o mesmo nível de consumo.

A primeira placa a ser introduzida é a Instinct MI60. Baseada na microarquitetura Vega, de acordo com a AMD ela é a mais rápida GPU em cálculos de pontos flutuantes F64 e F32. Seu foco é operações de machine learning (aprendizado da máquina, em tradução livre) e inferências. Através da geração HBM2 ela conta com 32GB de memória e entrega uma largura de banda impressionante de 1TB/s.

AMD lança a Instinct MI60, a primeira GPU 7nm e compatível com PCI Express 4.0-03

Ao total a Vega 20 conta com 13.23 bilhões de transistores, e graças a litografia menor, consegue atingir 7.4 TFLOPS em precisão dupla e 14.8 TFLOPS e precisão simples. Essa também é a primeira GPU compatível com a tecnologia PCI Express 4.0, atingindo taxas de comunicação de 64GB/s de forma bidirecional, algo que aumenta em muito a largura de banda entre a GPU e a CPU, um gargalo que pode ser crucial dependendo do ciclo de trabalho realizado.

Além da MI60, a empresa fez um teaser de uma “MI-Next”, indicando um futuro produto a caminho com lançamento previsto para 2019. Esse próximo lançamento irá aumentar a performance, melhorar a conectividade e aumentar a compatibilidade com softwares.

AMD lança a Instinct MI60, a primeira GPU 7nm e compatível com PCI Express 4.0
Avalie esta postagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.